Carregando eventos

« Todos os eventos

  • Este evento já ocorreu.

Judith Scott: a arte bruta e pessoa com deficiência intelectual

agosto 14 @ 18:00 - 20:00

e9eb87c0e5f81feb09491342e1d576daAo considerar os artistas aqueles que, pela experimentação estética, pretendem comunicar algum conteúdo à seu público – conteúdo esse aberto a diversas interpretações -, como explicar a expressão de pessoas que, sem a intenção de se autointitularem artistas, possuem uma produção de alta qualidade estética? Aliás, quem diz o que é e não é arte? Quais são os locais apropriados para o que é nomeado arte?

Esses questionamentos e o encontro com as produções criativas de pacientes psiquiátricos fizeram com que o artista plástico francês Jean Dubuffet criasse o termo Arte Bruta. Art Brut (em francês) se trata de uma produção que afirma-se por rejeitar o que é dominantemente considerado arte e é realizada por pessoas que, sem formação artística, deixam emergir, espontaneamente, suas possibilidades criativas.

Esse parece ser o caso de Judith Scott. Judith, falecida em 2005, aos 61 anos, era diagnosticada com a Síndrome de Down e perdeu a audição na infância devido a febre escarlate. Por ser compreendida como uma criança ineducável, foi encaminhada pela família para uma instituição especializada de tempo integral. Já adulta, é retirada da instituição por sua irmã gêmea Joyce e passa a frequentar o Creative Growth Art Center, em Oakland, Califórnia, onde começa uma intensa jornada de expressão e criatividade.

Essa palestra pretende criar um paralelo entre história da arte, o interesse pela expressão criativa daqueles não considerados artistas e inclusão cultural pela expressão criativa.

Palestrante: Agda Brigatto. Doutoranda em Saúde, Interdisciplinariedade e Reabilitação – FCM/Unicamp

Detalhes

Data:
agosto 14
Hora:
18:00 - 20:00
Tags do evento:
, , , ,

Local

Fundação Síndrome de Down
Rua José Antonio Marinho, 430 Barão Geraldo, Campinas, Brazil
+ Google Map
Telefone:
32892818
Website:
https://docs.google.com/forms/d/1-0FxK-TssnbNhBuELHCXm3gbpwdLIbUE4i7_hphFwmA/viewform