Fundação Síndrome de Down abre vagas para Curso de Iniciação ao Trabalho

 Primeira turma de 2016 já está formada e apta para começar a trabalhar

A Fundação Síndrome de Down, de Campinas, está com vagas abertas para a segunda turma de 2016 do Curso de Iniciação ao Trabalho (CIT), pioneiro em Campinas e que já empregou 100 usuários. As aulas começam em junho e, por meio de práticas e teorias, formam jovens com deficiência intelectual acima de 17 anos para o primeiro contato com o mercado de trabalho. São oferecidas 12 vagas e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25 de maio na instituição ou pelo telefone (19) 3790.2818. O curso é gratuito.

Dividido em quatro módulos (Quero trabalhar, por onde começo?; O que é mercado de trabalho?; Compreendendo o ambiente laboral e Ampliando conhecimentos), com encontros três vezes por semana, o novo modelo implementado este ano traz importantes reflexões e vivências relacionadas à sondagem de interesses e desejos, expectativas sobre o trabalho, etiqueta empresarial e comportamento nas redes sociais, entre outros aspectos comuns ao cotidiano profissional. As aulas do CIT acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 16h, na Fundação. 

O objetivo do curso é atender as necessidades e minimizar as dificuldades do primeiro contato com o mercado de trabalho. Os alunos recebem toda orientação necessária para iniciarem uma vida profissional e assim garantirem mais autonomia e independência”, explica Paula Chagas, assessora ao mercado de trabalho da Fundação Síndrome de Down. Para complementar a grade do CIT, a instituição promoverá o Foco no Trabalho, iniciativa para trazer profissionais de diversas áreas para abordar e conversar com os usuários sobre temas relacionados à profissão e ao mercado de trabalho.

Prontos para trabalhar 

A primeira turma do CIT 2016, concluída em abril, formou oito usuários e agora eles estão preparados para ingressar na segunda etapa do projeto que inclui a vivência prática profissional em uma empresa, indústria ou comércio. Para isto, a Fundação Síndrome de Down está em busca de parceiros. “Oferecemos todo suporte e acompanhamento relacionados aos tópicos da lei de cotas e ferramentas para o processo de inclusão da pessoa com deficiência na empresa. Estamos com pessoal disposto e apto à trabalhar. A contratação de pessoas com deficiência gera mais independência e responsabilidade e traz, sem dúvidas, muitos benefícios para quem divide as atividades de trabalho com elas e para o ambiente como um todo”, destaca Paula. Para empresas, comércios e indústrias interessadas, entrar em contato com a Fundação Síndrome de Down pelo (19) 3790.2818.