Fundação Síndrome de Down convida empresas a se tornarem inclusivas

9ª edição do Café com RH chama atenção para importância da inclusão social e econômica de pessoas com deficiência intelectual 

A Fundação Síndrome de Down convoca empresas interessadas em se tornarem inclusivas para discutirem as possibilidades e dividirem experiências durante a 9ª edição do evento Café com RH, que acontece no próximo dia 08, quinta-feira, das 9h às 12h, na sede da instituição, em Barão Geraldo. Promover a iniciação profissional de jovens com deficiência intelectual em um ambiente empresarial por meio da convivência com diferentes pares, da humanização deste ambiente e da desmistificação da deficiência é um dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Síndrome de Down, que já inseriu mais de 200 usuários com êxito, contabilizando mais de 300 projetos de sensibilização e capacitação, junto a empresas de Campinas e região, ao longo de 19 anos.

“Com nossa experiência, formando e incluindo pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, notamos que, em muitos casos, surgiam dificuldades com relação ao cumprimento da Lei de Cotas e real inclusão deste trabalhador no ambiente corporativo. Assim, além do trabalho de formação e inclusão do colaborador com deficiência intelectual, iniciamos um trabalho de atuação junto à empresa e ao departamento de Recursos Humanos, com o intuito de capacitá-los para entender, contratar, identificar habilidade e extrair o melhor das potencialidades deste profissional”, explica Paula Chagas, analista de ocupações.

Para este trabalho, a Fundação Síndrome de Down conta com uma equipe multidisciplinar pronta para identificar a necessidade de cada empresa e oferecer as soluções de forma que o processo de inclusão ocorra naturalmente, com respeito a diversidade humana e otimizando a produtividade do negócio. De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey & Company, consultoria empresarial americana, empresas inclusivas tendem a ter mais benefícios ligados à melhoria na administração de conflitos, ao melhor desenvolvimento do sentimento de empatia, a maior tolerância e paciência e maior capacidade de controle emocional em ambientes sob pressão. Para a pessoa com deficiência, o trabalho beneficia a autonomia, a qualidade de vida, o aprendizado, o respeito, o desenvolvimento, a colaboração e a liberdade. Ou seja, todos saem ganhando.

Durante a 9ª edição do Café com RH, haverá apresentação do projeto Mundo do Trabalho/Pronas e será feita a entrega do selo “Empresa Inclusiva 2018”, um reconhecimento para 10 estabelecimentos que, em parceria com a Fundação, ofereceram, neste ano, por um período mínimo de seis meses, oportunidades de emprego para pessoas com algum tipo de deficiência intelectual. O momento é para confraternizar, dividir experiências, divulgar nosso serviço e, principalmente, reconhecer publicamente as empresas que estiveram alinhadas com nossa missão institucional e com a causa da inclusão, além de captar novas parcerias para 2019. Por isso, convidamos todas as empresas que quiserem conhecer o nosso projeto.

Serviço:

9° Café com RH

Data: 08 de novembro de 2017

Horário: das 9h às 12h

Local: Fundação Síndrome de Down (Rua José Antônio Marinho, 430, Barão Geraldo).

(19) 3790-2818

assessoria@fsdown.org.br