Imagem da Fundação

A Fundação

A Fundação Síndrome de Down nasceu a partir da idealização e sonhos de um grupo de pais que, acreditando nas capacidades das pessoas com síndrome de Down, pensaram que poderiam agir e oferecer a seus filhos um espaço educacional e terapêutico integrado, no qual o individuo fosse considerado em sua totalidade.

Por isso a missão da Fundação é: “promover o desenvolvimento integral da pessoa com síndrome de Down nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético, mediante a integração de pesquisas interdisciplinares e pratica educacional inovadora.”

A sua equipe técnica é formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia, terapia ocupacional e neuropediatria. A Fundação conta ainda com a consultoria de profissionais especializados nas áreas de psiquiatria, além de manter permanente contato com profissionais de referência nas áreas de organização de serviços para pessoas com síndrome de Down, inclusão no mercado de trabalho, dentre outras.

O caráter pioneiro da Fundação foi construído, desde seu inicio, com pais que queriam inovar na educação e formação de seus filhos e, assim, investiram na busca de profissionais, entidades, estudos e eventos que pudessem trazer fundamentos teóricos e práticos para que seus ideais se transformassem em realidade.

Nos últimos cinco anos a Fundação vem promovendo mudanças importantes no seu modo de conceber, pensar e agir em relação à vida das pessoas com síndrome de Down, o que tem sido favorecido pelas experiências já acumuladas, bem como pela valiosa contribuição de prestigiosos profissionais internacionais relacionados com os temas que envolvem a deficiência intelectual. A partir destas intersecções a Fundação passou a estruturar seus serviços. Destacamos as contribuições de Carlo Lepri, psicólogo de Gênova, Itália, integrante do Serviço Público de Saúde italiano, que trouxe um novo olhar sobre as capacidades da pessoa com deficiência, abrindo novas perspectivas e, o mais importante, mudando paradigmas na forma de ver e pensar a pessoa com síndrome de Down; e da Fundação Catalana Síndrome de Down que auxiliou nossa Instituição na estruturação de seus serviços atuais.