Formação e inclusão no mercado de trabalho

Trabalhar é, na nossa sociedade, uma das principais vias de entrada no mundo adulto, além de ser um importante passo em direção à independência.

Para a pessoa com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, o trabalho apresenta significados adicionais: é a possibilidade de ter um projeto de vida realista, de vivenciar desafios, diversificar suas experiências e ampliar seu círculo de relacionamentos. Tudo isso contribui para a definição de uma identidade adulta.

Desde 1999 o Serviço de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho prepara as pessoas para esta etapa composta por quatro programas: Curso de Iniciação ao Trabalho, Vivência Prática Profissional, Contratação CLT e Sócio Laboral.

1- Curso De Iniciação Ao Trabalho (CIT)

O curso consiste em proporcionar o primeiro contato com o mundo do trabalho, abordando temas como: relacionamento interpessoal, pontualidade, responsabilidades, comportamentos adequados, elaboração de currículos e preparação para processos seletivos, entre outros.

Partindo do princípio que cada pessoa é única, o objetivo do curso não é de ensinar funções específicas, mas apresentar hábitos do trabalho, como rotina, hierarquia, aproximação do desejo ideal e real, higiene e juntos, identificar as habilidades e conhecimentos de cada pessoa, que contribuem para a construção de um perfil profissional e posterior inclusão no mercado de trabalho.

É oferecido semestralmente, duas vezes na semana, com turmas de até 12 pessoas mediado por dois profissionais, com duração média de 90 horas.

2- Vivência Prática Profissional (VPP)

Após a conclusão do Curso de Iniciação ao Trabalho, as pessoas são direcionadas a uma etapa de Vivência Prática Profissional que acontece em pequenas empresas formais que disponibilizam oportunidade de trabalho por meio período, durante 3 meses, podendo ser renovado de acordo com cada pessoa.

O objetivo da VPP é propiciar experiências reais de trabalho contribuindo com o amadurecimento emocional, além de auxiliar o candidato e mediador a identificar o perfil profissional.

Nesta fase é oferecido o acompanhamento individual através da mediação de um profissional da Fundação, assessoria, tanto ao funcionário quanto a empresa.

3- Contratação CLT

Visando atender a necessidade das empresas em cumprir a Lei de Cotas, as pessoas com deficiência são encaminhadas para a contratação CLT.

Através da mediação, a inclusão formal no mercado de trabalho, contempla as etapas de recrutamento e seleção, sensibilização e integração na empresa.

Durante este processo também acontece o acompanhamento individual através da mediação de um profissional da Fundação, tanto o funcionário quanto a empresa.

Assessorias

Durante todos os programas a Fundação oferece o acompanhamento profissional, através das assessorias individuais, com a finalidade de mediar às relações entre pessoa com deficiência, família e empresa, através de orientações relacionadas a questões comportamentais, organizacionais e técnicas.

As assessorias podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente de acordo com o desenvolvimento de cada pessoa. Esta frequência é previamente acordada com todos os envolvidos: funcionário, família e empresa, para que as chances de sucesso sejam efetivas.

Além dos programas deste serviço, a equipe oferece orientações sobre a legislação vigente e suporte técnico, como:

  • Levantamento e análise das funções da vaga na empresa
  • Levantamento e análise do perfil do candidato
  • Apoio ao RH e ao candidato no recrutamento e seleção
  • Preparação de Gestores que atuarão junto ao contratado
  • Ações de conscientização sobre o potencial do contratado
  • Sensibilização voltada para o contexto das relações sociais
  • Acompanhamento do desempenho
  • Reuniões sistemáticas

revista

BANCO DE CURRÍCULOS E VAGAS – gratuito

www.fsdownvagas.org.br

SE VOCÊ TEM DEFICIÊNCIA E ESTÁ EM BUSCA DE OPORTUNIDADE DE TRABALHO, ESTA É A FERRAMENTA CERTA. CADASTRE SEU CURRÍCULO E AUMENTE AS CHANCES DE CONQUISTAR UM EMPREGO.

AGORA, SE VOCÊ É UMA EMPRESA E QUER ANUNCIAR VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SEM NENHUM CUSTO, ESTÁ NO LUGAR CERTO.