Apoio à vida adulta

A representação social sobre as pessoas com deficiência geralmente se fixa na ideia de eterna criança. Essa realidade pode apresentar-se como barreiras que dificultam a resolução de pequenos problemas comuns do cotidiano, os quais seguramente poderiam ser resolvidos pelas próprias pessoas com deficiência intelectual.

Pensando nisso, o Serviço de Apoio à Vida Adulta desenvolve programas que buscam apoiar a inclusão social por meio de estratégias de acesso a recursos culturais, tecnológicos, de lazer e de turismo.

Programas

Grupo de Adolescente/jovens

Em atendimentos semanais, os Grupos de Adolescentes/Jovens buscam promover vivências e experiências para que os participantes desenvolvam comportamentos adequados as suas idades cronológicas.

Lazer (a partir de 18 anos)

Encontros semanais planejados antecipadamente pelos próprios integrantes do grupo, marcados em lugares como bares, lanchonetes, cinema, teatro, boliche, entre outros, com o objetivo de promover vivencias sociais com maior autonomia e auxiliar no desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas.

A cada semana, são promovidos duas opções de locais de lazer concomitantes, contando com dois possíveis tipos de apoio:

  • extensivo: com a presença de um técnico ao longo de toda a saída, em locais que apresentam maiores desafios aos participantes;
  • intermitente: com a presença de um técnico apenas nos momentos que apresentam maiores desafios aos participantes.

Os encontros acontecem nas quintas das 19h00 às 21h00.

Viagem (a partir de 18 anos)

O programa da Viagem promove experiências que possibilitam estabelecer relações que ultrapassem o ambiente familiar, que viabilizem a interação social, que ampliem as vivências e repertórios dos usuários e que estimulem a autonomia na pesquisa e escolha de roteiros e transportes turístico como uma forma de inclusão.

E-mail para contato: lazer@fsdown.org.br

Espaços Temáticos (a partir de 18 anos)

Grupos semanais que discutem conceitos diversos a partir das necessidades e interesses individuais e/ ou de cada grupo temático.

  • Atualidades e Comunicação–  Quartas—17h30 às 19h00

Espaço para que pessoas com deficiência intelectual  desenvolvam o hábito da leitura e escrita para qualificar a comunicação por meio do uso dos seguintes recursos tecnológicos: computador, tablets, celular e internet.

  • Ateliê- Terças

Espaço de vivência  artística, no qual as pessoas podem ampliar seus potenciais expressivos, assim como seu conhecimento artístico, cultural e social.

Turma 1: 09h00 às 11h30

Turma 2: 14h30 às 17h00