Atenção à Vida Adulta

A representação social sobre as pessoas com deficiência geralmente se fixa na ideia de eterna criança. Essa realidade pode apresentar-se como barreiras que dificultam a resolução de pequenos problemas comuns do cotidiano, os quais seguramente poderiam ser resolvidos pelas próprias pessoas com deficiência intelectual.

Pensando nisso, a FSDown desenvolve programas que buscam apoiar a inclusão, autonomia e independência:

> Grupo Mundo do Trabalho

> Curso Manejo de dinheiro

> Grupo de Vida Prática (etapa para a vida independente)

> Lazer (a partir de 18 anos) : Encontros semanais planejados antecipadamente pelos próprios integrantes do grupo, marcados em lugares como bares, lanchonetes, cinema, teatro, boliche, entre outros, com o objetivo de promover vivências sociais com maior autonomia e auxiliar no desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas.

> Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho: Trabalhar é uma das principais vias de entrada no mundo adulto, além de ser um importante passo em direção à independência. Possibilita ter um projeto de vida realista, vivenciar desafios, diversificar experiências e ampliar o círculo de relacionamentos. Na FSDown o serviço de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho prepara as pessoas para esta etapa composta por três programas:

  • Curso de Iniciação ao Trabalho (CIT): Proporciona o primeiro contato com o mundo do trabalho e apresenta seus hábitos. Temas abordados: relacionamento interpessoal, pontualidade, responsabilidades, comportamentos adequados, rotina, hierarquia, aproximação do desejo ideal e real, higiene, elaboração de currículos e preparação para processos seletivos. Juntos, identificamos as habilidades e conhecimentos de cada pessoa, que contribuem para a construção de um perfil profissional e posterior inclusão no mercado de trabalho.
  • Vivência Prática Profissional (VPP): Propicia experiências reais de trabalho e contribui com o amadurecimento emocional, além de auxiliar o candidato e mediador a identificar o perfil profissional. Acontece em pequenas empresas que disponibilizam oportunidade de trabalho por meio período, durante 3 meses, podendo ser renovado de acordo com cada pessoa. Nesta fase é oferecido o acompanhamento individual através da mediação de um profissional da FSDown ou assessoria, tanto ao funcionário quanto a empresa.
  • Contratação CLT: Encaminhamento para a inclusão formal no mercado de trabalho, com mediação pela equipe da FSDown e acompanhamento individual.

Para saber mais sobre esta formação, envie um e-mail para empregabilidade@fsdown.org.br