Dia de Doar: Fundação Síndrome de Down busca reforçar atividades de ateliê


Dia de Doar: Fundação Síndrome de Down busca reforçar atividades de ateliê

A Fundação Síndrome de Down se destaca pelo trabalho de apoio a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Ela é uma das Organizações da Sociedade Civil que integra a Campanha “Dia de Doar” em Campinas e busca reforçar as atividades do ateliê da instituição.
A Fundação Síndrome de Down proporciona serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, tanto em sessões individuais quanto em grupo, visando a reabilitação e o desenvolvimento de habilidades. A instituição tem intensificado suas atividades de ateliê, proporcionando um espaço de criatividade e expressão onde os assistidos podem desenvolver novas habilidades, explorar seus talentos e, principalmente, reforçar a autoestima e o sentido de pertencimento.
Estas atividades artísticas e manuais, além de serem terapêuticas, também podem abrir portas para oportunidades de trabalho e geração de renda. As pessoas interessadas em auxiliar a Fundação Síndrome de Down podem entrar em contato pelo link https://api.whatsapp.com/send?phone=5511932784796.
“O impacto do Dia de Doar vai além da ajuda imediata aos indivíduos. Também inspira uma onda de generosidade contínua que pode perdurar muito além de um único dia. Além disso, este movimento ajuda a criar uma maior consciência sobre organizações da sociedade civil e questões sociais, incentivando as pessoas a se envolverem e a se educarem sobre as necessidades ao seu redor”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
A campanha
O Dia de Doar é um movimento que promove a generosidade e a solidariedade no Brasil e no mundo. Foi instituído no calendário oficial por meio da Lei nº 16.356/2023, envolvendo ações específicas para estimular a participação da população na iniciativa. Acontece todos os anos na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças. Este ano a celebração será no dia 28 de novembro. Um hotsite foi criado especialmente para a mobilização: https://feac.org.br/diadedoar/.
A ação solidária conta com o apoio de 13 instituições: Grupo EP e suas empresas Cidade ON, CBN Campinas, G1 e EPTV; Hora Campinas; Grupo Thathi e suas empresas TV Thathi Campinas, Rádio Novabrasil FM, Rádio Central e o site Thmais; Correio Popular; Câmara Municipal de Campinas e TV Câmara; Eletromidia; Rádio Educativa; Jovem Pan Campinas; Diário Campineiro; Hora Campinas; Rádio Brasil; Recap (Sindicato do comércio varejista de derivados) e o Voluntariado Sanasa.
Entidades
Em Campinas, 12 instituições participam: Associação Civil Carmelitas da Caridade, Associação de Assistência Social São João Vianney, CEI Campinas, CPTI Centro Promocional Tia Ileide, Creche Cantinho de Luz, Fundação Síndrome de Down, Instituto Dom Nery, Instituto Padre Haroldo; Plantando Sementinhas, Projeto de Ação Social Bom Amigo, Projeto Gente Nova (Progen) e Sociedade Pró Menor Barão Geraldo.
Ao contrário de campanhas como Campinas sem Fome, de doação de alimentos, ou Campanha do Agasalho, de doação de roupas e cobertores, o Dia de Doar será marcado por doações em dinheiro. As doações devem ser feitas diretamente para as OSCs, que disponibilizarão meios de receber as ofertas. Orientações sobre a doação constam do hotsite.
O objetivo do Dia de Doar é incentivar as pessoas a doarem seu tempo, recursos e talentos para causas sociais e ambientais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. O Dia de Doar também busca criar uma cultura de doação permanente, que não se limite a apenas um dia. O Dia de Doar é organizado nacionalmente pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos – site https://captadores.org.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*