Site reúne conteúdo sobre vida adulta da pessoa com deficiência intelectual


Site reúne conteúdo sobre vida adulta da pessoa com deficiência intelectual

Clique aqui e acesse o site com todo o conteúdo do 5º Fórum Internacional Síndrome de Down.

 

Fundação Síndrome de Down disponibiliza gratuitamente as palestras do 5º Fórum Internacional, realizado em novembro; iniciativa integra comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no mundo todo em 21/3

 

A Fundação Síndrome de Down (FSDown) lança, nesta quarta-feira (1º de março), um site com todo o conteúdo do 5º Fórum Internacional Síndrome de Down. O evento, realizado pela FSDown com patrocínio da Unimed Campinas em novembro de 2022, centrou os debates em torno da condição adulta da pessoa com deficiência intelectual.

O acesso ao site com o conteúdo do 5º Fórum é gratuito e aberto a todos os interessados.

“Acreditamos que, ao disponibilizar esse rico material, colaboramos para ampliar o debate sobre a condição adulta da pessoa com deficiência intelectual, um tema que consideramos urgente”, explica o presidente da Fundação Síndrome de Down, Marcos Tofoli.

A iniciativa marca o início das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, na FSDown. A data faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

O 5º Fórum

A condição adulta da pessoa com deficiência intelectual foi o tema transversal das palestras do Fórum, composto por sete mesas.

Ao todo, 22 palestrantes nacionais e internacionais (Chile, Espanha e Itália) trouxeram suas contribuições para temas-chave relacionados à vida adulta: sexualidade e vida afetiva, trabalho, moradia independente, envelhecimento, processos educacionais e vida adulta, qualidade de vida. No encerramento, quatro adultos com síndrome de Down compartilharam com o público suas trajetórias.

Um destaque da programação foi a conferência do psicólogo italiano Carlo Lepri, autor de diversos livros sobre a condição adulta da pessoa com deficiência intelectual, entre eles “Tornar-se Adulto”, lançado pela Fundação Síndrome de Down e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Comemoração do 21/3

O tema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2023 escolhido pela FSDown é “Faça com a gente, não pela gente”. A campanha, desenvolvida pelo publicitário Roberto Galiam, da Soma Criativa, pode ser conferida nas redes sociais da FSDown.

O lema alinha-se com o tema sugerido pela Down Syndrome International, “With us, not for us”. Saiba mais aqui.

 

Programação de março

Além do lançamento do site, a Fundação realizará eventos gratuitos (online e presenciais) dedicados à data:

Dia 8: Capacitação com Débora Araújo Seabra de Moura: depoimento sobre sua trajetória de vida

Débora tornou-se conhecida como a primeira professora com síndrome de Down no país. Ela atua como docente de educação infantil em Natal-RN.

Evento online e gratuito. Inscrições pelo e-mail: inscricao@fsdown.org.br

Dia 18: Evento comemorativo na praça do Coco (Barão Geraldo, Campinas-SP)

A programação, aberta a todos os interessados, inclui oficinas de arte para crianças.

Dia 26: 10ª Caminhada pela Inclusão do CESD (Praça Arautos da Paz, Campinas-SP)

Evento promovido pelo Centro Síndrome de Down (CESD). Para participar, mais informações no site do CESD.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*