Filosofia institucional

A Fundação Síndrome de Down é uma instituição que sempre busca caminhos que fortaleçam a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual (DI). Nosso foco é o desenvolvimento das possibilidades e potencialidades das pessoas para a participação social, não suas deficiências. Este foco foi reforçado pela Convenção Internacional das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que o Brasil assinou em 2008.

Uma das barreiras que impede a pessoa com deficiência de participar ativamente da sociedade está ligada à dificuldade de construir uma identidade própria. A identidade é uma necessidade básica do ser humano que o permite responder à pergunta “Quem eu sou?”. Para responder a esta pergunta, a pessoa precisa conhecer seu corpo, suas origens, seus desejos, e participar ativamente na construção de sua vida. Da mesma forma, faz parte da construção da identidade a visão que os outros tem sobre cada pessoa.

Antes mesmo de um bebê nascer, as pessoas ao seu redor vão pensando e falando sobre ele (e com ele), imaginando como ele será, com quem irá parecer, de que coisas irá gostar, etc., etc. Estas expectativas contribuem para a construção de seu projeto de vida.

Quando nasce um bebê com DI, fica difícil para as pessoas encontrarem a criança que existe por trás da deficiência. Costuma surgir a pergunta: “Como são essas crianças?”. Assim, acaba havendo um maior destaque para a deficiência do que para as necessidades básicas comuns a todos os bebês e crianças: pessoas que brinquem com elas, que aproveitem a brincadeira, que tomem conta delas, que as valorizem, etc. A criança com DI, como qualquer outra, constrói sua identidade com base no que ela vê em si mesma e naquilo que as pessoas falam e fazem com ela. É importante também que ela vá descobrindo o que tem de parecido com os outros, e também as suas diferenças. Assim, ela poderá saber um pouco mais da sua própria singularidade, ou seja, daquilo a faz ser uma pessoa única.

As relações afetivas são essenciais em todas as etapas da vida. Porém, na medida em que a criança cresce e se torna adolescente, também cresce a importância de ter relacionamentos mais próximos e íntimos. Estamos falando de necessidades afetivo-sexuais, que fazem parte de todo ser humano. Mas, para que a pessoa com DI possa construir relações afetivas íntimas, positivas e saudáveis, necessitará ter reconhecido o seu direito a uma inclusão social mais plena, assim como receber os apoios que precisar. Da mesma forma, a vida adulta trará as necessidades de trabalho e de vida mais independente.

A Fundação Síndrome de Down possui serviços relativos à infância, à escola, ao lazer, e ao trabalho, sempre com grande preocupação no desenvolvimento da identidade do indivíduo. Além disso, estamos empenhados em construir, também, serviços para apoiar nossos usuários e suas famílias na questão da sexualidade e da moradia independente.